ESCRITOS DO GABRIEL

(Tentar que nossas palavras sejam, através de nós ou, quiçá, apesar de nós.
Meus textos, meus rascunhos com erros... )



"Então, um dia comecei a escrever, sem saber que estava me escravizando para o resto da vida a um senhor nobre, mas impiedoso. Quando Deus nos dá um dom, também dá um chicote – e esse chicote se destina exclusivamente à nossa autoflagelação."

Introdução do livro Música para Camaleões, de Truman Capote.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Projeto espalha livros pela cidade

O escritor, editor e agitador cultural Carlos Schroeder conta que incluiu meu livro "Suicidas - Os modos de falar às paredes"  no projeto  "Livro voador", que transforma estabelecimentos comerciais em nano-bibliotecas, circulando assim pela cidade de Jaraguá do Sul, "lépidos e faceiros", nas mãos dos leitores e em dez pontos da cidade.
Eis a matéria publicada no jornal "O Correio do Povo". (Veja também AQUI no Site de origem)
.
Detalhe: na foto, encostado, podemos reconhecer a capa de "Suicidas"...


Incentivo Publicitário Curt Ness é um dos criadores do Livro Voador
(Foto: Eduardo Montecino)

Por iniciativa independente, Jaraguá do Sul ganhou um novo projeto de incentivo à leitura. “Livro Voador”, criado pelo publicitário Curt Ness e pelo parapsicólogo Pedro Lopes de Oliveira, distribuiu 60 livros em dez pontos do município. Os títulos permanecerão disponíveis para empréstimos da comunidade, de forma gratuita.

Para participar, os interessados devem conferir qual o ponto de “distribuição” de livros mais próximo. Lanchonetes, hospital e restaurantes participam do projeto com seis livros disponíveis, cada um.

Com esse acervo, o “Livro Livre”, que entrou em prática ontem, está apenas no começo. Para aumentar a quantidade de livros, os idealizadores orientam os leitores a disponibilizar mais títulos nos pontos, como forma de doação.

“Há uma tarjeta presa ao livro, para que o leitor possa saber como funciona a mecânica e, também, para saber que poderá devolver o livro onde retirou, ou nos demais estabelecimentos da campanha”, explicou Nees.

Com o “Livro Livre”, Jaraguá ganhou mais um projeto de incentivo à leitura. Com o mesmo objetivo, também funcionam o “Leitura no Terminal” e “Biblioteca Convida”, promovidos pela Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa.


Confira os pontos do “Livro Voador”

- Cheirinho Lanches, Rua Feliciano Bortolini, 1411

- Empada Brasil, Rua Marechal Floriano Peixoto, 35

- Ferrazza Café e Bar, Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 860

- Hospital Jaraguá, Ortopedia, Solarium, Setor 4

- Mannos Restaurante, Rua Antônio C. Ferreira, 850

- Mannos Restaurante, Rua Expedicionário João Zapella, 88

- Padaria Pão Quente, Rua Jorge Czerniewicz, 71

- Padaria Tecnopan, Rua Bernardo Dornbusch, 2330

- Quadra Esportiva Society Marechal, Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 1035 (fundos)

- Restaurante Mime, Rua Walter Marquardt, 470

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Na 7 feira do livro de Jaraguá do Sul



O escritor Gabriel Gómez participou da 7 Feira do Livro de Jaraguá do Sul onde realizou no novo teatro do Centro Cultural do município/SCAR, uma palestra/conversa com a escritora Suzana Mafra sobre poesia, literatura e livros.
Após uma hora de ser entrevistado no palco pelo mediador do evento, os escritores também responderam diversas perguntas da platéia, concluindo com uma noite de autógrafos onde muitos subiram ao palco para garantir seu livro assinado.“Realmente foi uma noite incrível de conversas, livros e o carinho da platéia. Originalmente estava programado para apenas uma hora, mas se estendeu por mais uma porque o publico participou muito fazendo diversas perguntas”, afirmou o escritor.
O Sucesso foi comprovado quando após este encontro literário, os dois poetas foram também convidados para repetir esta conversa na Feira do Livro de Brusque, no dia 7 de agosto.

(Trecho do texto publicado no Jornal A Cidade)

terça-feira, 4 de junho de 2013

Oportunidades para divulgar a literatura regional



Escritor Gabriel Gómez

            O mês de junho será marcado por oportunidades ímpares, em termos de divulgação dos valores literários regionais e também para proporcionar visibilidade, ao relevante trabalho desenvolvido pela Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí, em âmbito local e regional.
            O escritor rio-sulense, Gabriel Gómez, estará presente na 7ª edição da Feira do Livro de Jaraguá do Sul, que acontece de 6 a 16 de junho. Gómez, que é o atual diretor de eventos da Associação de Escritores, se apresentará no novo palco do Centro Cultural de Jaraguá do Sul (Scar), na segunda-feira, dia 10 de junho. Na oportunidade, vai participar de uma conversa-palestra sobre poesia e literatura.
            É importante destacar que nos últimos cinco anos, Gómez lançou cinco obras literárias. Desta forma, é na atualidade o escritor do Alto Vale, com o maior número de publicações consecutivas. Além do reconhecimento em termos regionais, já está obtendo visibilidade estadual. Este fato é relevante para a região e também motivo de orgulho para a Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí, considerando-se que Gabriel é um dos fundadores da entidade literária.

(Nota publicada no Jornal A Cidade, na coluna "Falando de Literatura", de Jonas Felácio Junior - Jornalista e Pós-graduado em História, Cultura e Patrimonio. Secretário da Associação de Escritores do lto Vale do Itajaí) 

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails