ESCRITOS DO GABRIEL

(Tentar que nossas palavras sejam, através de nós ou, quiçá, apesar de nós.
Meus textos, meus rascunhos com erros... )



"Então, um dia comecei a escrever, sem saber que estava me escravizando para o resto da vida a um senhor nobre, mas impiedoso. Quando Deus nos dá um dom, também dá um chicote – e esse chicote se destina exclusivamente à nossa autoflagelação."

Introdução do livro Música para Camaleões, de Truman Capote.

domingo, 17 de julho de 2011

Poesia no SESC (19 a 22 de julho)‏


Nesta semana o SESC, Rio do Sul, oferece uma programação cultural diferenciada com ênfase na poesia. O objetivo dessa programação é que a cidade pare para ouvir poesia em seus mais diversos suportes e estilos, rediscutindo essa linguagem e apontando para uma reformulação do entendimento e ampliação do conceito de poesia por parte do público ouvinte. As atividades são gratuitas e serão realizadas nas dependências do SESC. As inscrições nas atividades podem ser realizadas por telefone. Outras informações podem ser obtidas na Central de Atendimento do SESC (47 3521 2798). Abaixo seguem as atividades que integram a programação:

19 de julho
15h30 – Poesia ao Pé da Lua – intervenções poéticas realizadas nas ruas da cidade.

19 de julho
19h – palestra: O que é poesia?, com Gabriel Gómez.

20 de julho
19h – exibição do documentário Por acaso Gullar, direção: Maria Rezende e Rodrigo Bittencourt.

19h15 – palestra: Ferreira Gullar: poeta social, com Ivo Ferrari.

21 de julho
10h30 e 15h – Roda de Leitura Poética – Biblioteca do SESC

22 de julho
19h – Zunido de Poema, com Ryana Gabech e Toucinho Batera (Florianópolis/SC)

Zunido de Poema é uma performance poético-musical criada a partir do livro de poemas Álbum Vermelho, 4º livro da poeta Ryana Gabech. Ao som da bateria e do teclado, os poemas ganham cor, cheiros e gostos. A poesia e a música saltam juntas em um contexto lírico e ritmado, levando ao público as preciosidades rebuscadas das composições de Ryana e a genialidade excêntrica e virtuose do músico Toucinho Batera. Transitando entre as notas irrequietas e a tradição oral de se dizer poesia, a parceria entre músico e poetisa vibra entre temas sobre o feminino, a transformação, a delicadeza e o sonho. A dimensão sonora da imagem sugerida pela palavra, transposta às notas, teclas e batidas levam o espectador a lugares e primaveras que só a música e a poesia conseguem compor. É assim que Ryana e Toucinho apresentam “Zunido de Poema”.

Um comentário:

Cassandra disse...

Boa tarde!
Lembra de mim? hehehe
Está cada vez mais difícil conseguir exprimir o que teus escritos transmitem, através das palavras - as que sobraram... Mesmo elas, as ausentes, crescem no espaço de teu poema!
Acompanhando sempre.
Beijo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails