ESCRITOS DO GABRIEL

(Tentar que nossas palavras sejam, através de nós ou, quiçá, apesar de nós.
Meus textos, meus rascunhos com erros... )



"Então, um dia comecei a escrever, sem saber que estava me escravizando para o resto da vida a um senhor nobre, mas impiedoso. Quando Deus nos dá um dom, também dá um chicote – e esse chicote se destina exclusivamente à nossa autoflagelação."

Introdução do livro Música para Camaleões, de Truman Capote.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Dedicatórias


(do Site Escritores Universais do Sul do Brasil - http://www.escritoresdosul.com.br/)


*Tânia Regina Oliveira Ramos

Se a palavra “presente” pode remeter tanto ao tempo e às suas convenções, quanto à doação, à oferta, ela se aplica como uma luva ao que hoje aqui escrevo. Dois livros encontraram-se hoje na minha bolsa: “Borges e outras ficções” de Gabriel Gómez (Design Editora, SC, Jaraguá do Sul, 2009) e “O Sexo Vegetal (SP, Iluminuras, 2009). O primeiro me foi ofertado em 2008; o segundo nesse 16 de setembro de 2009. Duas dedicatórias. No primeiro: “Tânia, este é o segundo livro do Gabriel, que está crescendo como escritor. Acho que vais gostar! Regina” (a Regininha Carvalho, da UFSC, das singelas e inteligentes histórias de sapos e de tantas coisas). No segundo: “Para a Tânia, estas imagens catarinenses e sul-matogrossenses. UFSC, 2009, Sérgio Medeiros” (o próprio autor, meu colega, meu amigo, professor de Teoria da Literatura, da UFSC). Por que eu resolvo falar deste encontro inusitado? Porque ontem, na minha aula do Curso de Pós-Graduação em Literatura, li com meus alunos um conto-crônica-ensaio de Gabriel Gómez (por isso o livro ainda na bolsa), onde ele descreve e interpreta com muita graça e inventividade uma dedicatória feita por Bioy Casarez a uma mulher. Com meus alunos discuti a questão da assinatura, do nome próprio, da biografia. Com meus alunos falei do livro anterior de Gabriel Gómez, um argentino radicado em Santa Catarina, autor de um dos mais empáticos livro sobre livros, “A culpa é do livro”. Com meus alunos falei deste “catarinense-argentino-catarinense”, um dos maiores pesquisadores e colecionadores da obra do escritor Jorge Luiz Borges no Brasil. Outras ficções, Gabriel Gómez, a dedicatória de Regina e a dedicatória de Bioy no livro de Borges, ficaram ali à espera de um outro. E este outro foi exatamente “O Sexo Vegetal”, deste matogrossense de Bela Vista, catarinense por opção e por afetos, poeta-professor, professor-poeta, criativo, erudito, transgressor, teórico do inumano Sergio Medeiros. Sobre “O Sexo Vegetal”, suas imagens vegetais, olhares para um cenário “quando e onde”, opto por usar aqui, “décor”, como o quer o poeta, as palavras tão certeiras de Marcelo Coelho (http://marcelocoelho.folha.blog.uol.com.br): “Esses pequenos “cenários” se alternam, ao longo do livro, com curtas narrativas que ilustrariam casos daquilo que o autor chama de “sexo vegetal”; geralmente, as relações epidérmicas entre um ser humano e plantas de qualquer tipo”. A dedicatória interpretada por Gabriel Gómez, de quem quero ainda muito ouvir falar pela sua capacidade narrativa e criativa - suas “10 pequenas ficções”, no livro de que aqui falo, espécies de haicais narrativos, são para mim de uma qualidade ímpar - , me remeteu assim - quando os dois livros se encontram na bolsa e se tocam - à segunda dedicatória quando o poeta-prosador escreve para mim: “Para a Tânia, essas imagens catarinenses e matogrossenses”. Lanço, então, a pergunta diante destes dois excelentes escritores contemporâneos: seriam eles bons representantes de uma nova geração de “escritores do sul” sobre os quais este site nos fala? Seriam eles dois bons escritores catarinenses, de Santa Catarina ou em Santa Catarina? Prefiro a geografia poeticamente falada por eles para responder. De Gabriel Gómez: “E chegou a onda na costa, depositando o corpo que se atreveu a desafiar os segredos do mar”. De Sergio Medeiros: “as nuvens estufadas afundam o Continente, ou o consomem, elevando-se como espessa fumaça”.


(*Tânia Regina Oliveira Ramos, taniaramos@floripa.com.br , professora da UFSC, atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Literatura)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails