ESCRITOS DO GABRIEL

(Tentar que nossas palavras sejam, através de nós ou, quiçá, apesar de nós.
Meus textos, meus rascunhos com erros... )



"Então, um dia comecei a escrever, sem saber que estava me escravizando para o resto da vida a um senhor nobre, mas impiedoso. Quando Deus nos dá um dom, também dá um chicote – e esse chicote se destina exclusivamente à nossa autoflagelação."

Introdução do livro Música para Camaleões, de Truman Capote.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Sobre o Lançamento de "Suicidas"

Momento histórico para a literatura de Rio do Sul


O lançamento do livro “Suicidas”, de autoria do jornalista e escritor, Gabriel Gómez, representa um grande momento, para a literatura de Rio do Sul e região.
É válido ressaltar a continuidade da produção literária de Gómez. Em cinco anos, são cinco obras inéditas e com temáticas diferenciadas. Este aspecto, demonstra a relevância do trabalho intelectual do escritor.
Antes da publicação de “Suicidas”, Gabriel lançou  “A Culpa é do Livro”, em 2008. No ano de 2009, publicou “Borges e outras Ficções”. Em 2010, fez o lançamento de “Cerimônias do Silêncio". No ano seguinte, o autor de Rio do Sul editou "Exercícios da Ausência”.
Com esta considerável produção literária, tornou-se o principal escritor da capital do Alto Vale do Itajaí, em atividade, obtendo reconhecimento da sociedade e das pessoas que apreciam o universo literário.
A Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí e os amigos da literatura de nossa região, orgulham-se deste fato e acreditam que o trabalho de Gabriel, poderá servir de inspiração para novos autores, que sonham em publicar os seus escritos. Inclusive, o escritor riossulense já ganhou concursos literários e, consequentemente, teve os seus escritos divulgados em âmbito estadual e nacional.
Em termos de história da literatura de Rio do Sul e do Alto Vale do Itajaí, são poucos os autores que alcançaram a marca de cinco livros publicados. São eles: Alcides Buss, de Salete, Fiorelo Zanella, de Taió, Harry Wiese e Apolônia Gastaldi, de Ibirama, Carlos Schroeder, de Braço do Trombudo, Leonir Pedro Braun, de Imbuia, Lúcia Martins, de Ituporanga, além de Neide Maria de Souza Areco e José Ernesto de Faveri, de Rio do Sul.
São nomes já reconhecidos regionalmente e agora Gabriel passa a integrar este seleto grupo. Além da quantidade de obras publicadas por estes autores, é fundamental salientar a qualidade de conteúdo dos trabalhos. Mesmo com poucos incentivos culturais, no quesito de incentivo à publicação de livros, a região de Rio do Sul e do Alto Vale do Itajaí é destaque, em termos de produção literária no Estado de Santa Catarina.

Jonas Felácio Júnior – Secretário da Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí – Graduado em Jornalismo pela Unidavi, Pós-graduado em História, Cultura e Patrimônio pela Celler Faculdades e cursando a Licenciatura em História pela Uniasselvi/Famesul. Professor de Filosofia na E.E.B. Maria Regina de Oliveira em Agronômica e Professor de História e Geografia na E.E.B. Paulo Cordeiro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Apenas uma correção: Falta o escritor Maicon Tenfem de Ituporanga.

Gabriel Gómez disse...

É verdade. Bem lembrado.
Obrigado.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails