ESCRITOS DO GABRIEL

(Tentar que nossas palavras sejam, através de nós ou, quiçá, apesar de nós.
Meus textos, meus rascunhos com erros... )



"Então, um dia comecei a escrever, sem saber que estava me escravizando para o resto da vida a um senhor nobre, mas impiedoso. Quando Deus nos dá um dom, também dá um chicote – e esse chicote se destina exclusivamente à nossa autoflagelação."

Introdução do livro Música para Camaleões, de Truman Capote.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Pão e Poesia


Compre pão e ganhe poesia
Escritor riossulense participa de projeto que visa difundir esta arte entre os catarinenses
Com o objetivo de ampliar o acesso da comunidade à poesia e homenagear os autores dessas obras, a Editora Cultura em Movimento, da Fundação Cultural de Blumenau, iniciou nesta segunda-feira (1º) a exposição do projeto “Pão e Poesia”, que consiste na parceria com diversas padarias do Estado, que estampam em seus pacotes de embalar pães, poesias de artistas de todo o Brasil, selecionados através de um concurso.
O riossulense Gabriel Gómez teve alguns dos poemas de sua última obra, Cerimônias do Silêncio, selecionados para participar da primeira etapa deste projeto. Para Gómez, “projetos como esse difundem a cultura em todos os segmentos da sociedade, e apesar de ser uma ideia simples é bastante recompensadora para os autores”, explica. Ao total, 30 poemas foram selecionados para ilustrar os aproximadamente 400 mil sacos que deverão circular em toda Santa Catarina.
A Fundação Cultural faz a seleção dos poemas, através do Conselho Editorial, e confecciona os clichês. Depois a empresa Incorpel faz, gratuitamente, a distribuição dos saquinhos de pão, impressos em lotes de 10 mil e 15 mil saquinhos por poema.
Além do escritor Gabriel Gómez, participam também desta primeira etapa do projeto os artistas: Sandra Laurita, Neida Rocha, Jackeline Nawá, Fabiana Lange e Viviana Borchardt; Hugo Quintana, Jussara Ferreira, Lucinda Costa, Diva Martinelli e Harry Wiese; Ruca Souza, Valdeck Almeida de Jesus, Odolivio da Silva, Paulo Roberto Wovst Leite e Ricardo Brandes; Rosane Magaly Martins, Tuco Egg, Cláudia Vetter e Ana Peres Batista; Iris Schreiber, Fátima Venutti e Carla Torrens.
Os sacos de papel também ficarão expostos a visitação pública na Biblioteca Municipal Fritz Müller, até o dia 31 de agosto, em Blumenau. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30, e aos sábados, das 8 horas ao meio-dia. A entrada é gratuita.
(Texto do Jornalista Rafael Beling)


9 comentários:

Camila Fortunato disse...

que demais!

estarão "bem alimentados" os catarinenses :-)

grande abraço pra ti, Gabriel

Anônimo disse...

Enquanto um engorda o corpo o outro alimenta nossa alma.
Parabéns!

Unknown disse...

Uma bonita iniciativa! Parabéns.

Ryana Gabech disse...

Querido Gabriel, estou estupefada, admirada com exercícios do silêncio.É magnífico. Irei usá-lo na minha pesquisa. Gostaria de saber o nome ao certo daquela escritora do quarto branco.É ela que vc menciona no livro?Mande-me seu mail para continuarmos a conversa!Obrigada pelas suas poesias.São bálsamos. "O que parece acabado na verdade está abandonado" LINDO!Vc conhece a Raquel Stolf?Bjos Ryana

Gabriel Gómez disse...

Respondendo...
Camila! Quanto tempo! Como andam os estudos? Apareça mais...
Beijo!

Anônimo... (acredito que um engorda o corpo... Enquanto o outro... Nem todo mundo se alimenta igual...)

Marie... Que bom vc por aqui de novo... Saudades de Portugal...
Obrigado e abraço.

Ryana...
Estou rindo porque conseguiu misturar "Cerimônias do Silêncio" (que vc já leu) com o atual "Exercícios da Ausência" que gostou tanto... Ai ficou "Exercícios do Silêncio", que também são Cerimônias da Ausência... Na verdade, trocamos o título, mas sempre acabamos escrevendo o mesmo livro, não é?
Sobre a escritora é Alejandra Pizarnik, aquela que dedico um longo poema no livro...
Meu e-mail: gabrielgomez@rsol.com.br
Meu corpo é meu avesso... Lembra?
Lindo teu espetáculo de poesia, performance e música... Lembro das partes quando leio teu livro.
Raquel stolf? Tenho acompanhado algo dela no Blog Poetas em Singular...
Continuamos nos inspirando... Aguardo teu contato.
Beijo!

Unknown disse...

Olá Gabriel! Se um dia você vier a Portugal, me diga para eu ir ouvir as suas palavras ao vivo. O prazer é todo meu, sote a minha ter encontrado o seu blog, para o poder visitar.
Sabe o que gosto mais na humanidade é do intercâmbio das palavras. O jogo das palavras é delicioso! Um abraço de Portugal para o Brasil!

Gabriel Gómez disse...

Obrigado Marie... Conheço um pouco de Lisboa, Porto e algumas pequenas e lindas cidades...
Minhas palavras morrem na ponta dos dedos, enquanto eles falam no toque das letras (formas) que o traduzem, que é solidão, que é forma de morrer, que é morte...
Apareça sempre, obrigado pelo convite, outro abraço.

Regina Carvalho disse...

Aqui em Floripa houve experiência semelhante, faz alguns anos. Foi muito legal! Só não durou muito tempo.Espero que essa daí dure!
bj

Gabriel Gómez disse...

Regininha... pelo que sei, este projeto tem mais de 10 anos...
Já é válido pela ação...
Beijo!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails