ESCRITOS DO GABRIEL

(Tentar que nossas palavras sejam, através de nós ou, quiçá, apesar de nós.
Meus textos, meus rascunhos com erros... )



"Então, um dia comecei a escrever, sem saber que estava me escravizando para o resto da vida a um senhor nobre, mas impiedoso. Quando Deus nos dá um dom, também dá um chicote – e esse chicote se destina exclusivamente à nossa autoflagelação."

Introdução do livro Música para Camaleões, de Truman Capote.

domingo, 27 de março de 2011

Exercícios da Ausência


Jorge Luis Borges, num curso que deu nos Estados Unidos, evocou Santo Agostinho, num dito famoso sobre o tempo, para dizer que sabia o que é a poesia, mas se lhe perguntavam, já não sabia. Este fato me vem à lembrança com este Exercícios da Ausência. E me parece que a associação tem tudo a ver. Primeiro, o poeta Gabriel Gómez é admirador e estudioso de Borges. Depois, principalmente, exercita a poesia como uma indagação aprofundada sobre a vida, a linguagem e a própria literatura.
Nas entrelinhas dialoga com seus fantasmas, incluindo diversos bruxos na arte de escrever, sobretudo os argentinos. Neste sentido, reafirma a ideia de que escrever é sempre, de alguma maneira, reescrever. Tal como Borges, sabe que a poesia, em sua face misteriosa, é um capricho da alma humana, muitas vezes nada mais do que isto.

Alcides Buss


Exercícios da Ausencia
128 páginas, Design Editora.
Contracapa: texto do poeta Alcides Buss.
Com desenhos e aquarelas da artísta plástica Rosely Siebert
e A. Lupara.
Lançamento: 6 de abril, Fundação Cultural de Rio do Sul.

3 comentários:

Rubens da Cunha disse...

ansioso para ler mais esse...
abraços

Gabriel Gómez disse...

Rubens... Dia 8 de abril estou na Feira do Livro de Joinville fazendo também este lançamento... Obrigado pelo convite, poeta.
Grande abraço!

Gabriel Gómez disse...

Seja Bem-vinda Roberta...
Visito teus mundos, compartilha meus escritos.
Abraço e obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails