ESCRITOS DO GABRIEL

(Tentar que nossas palavras sejam, através de nós ou, quiçá, apesar de nós.
Meus textos, meus rascunhos com erros... )



"Então, um dia comecei a escrever, sem saber que estava me escravizando para o resto da vida a um senhor nobre, mas impiedoso. Quando Deus nos dá um dom, também dá um chicote – e esse chicote se destina exclusivamente à nossa autoflagelação."

Introdução do livro Música para Camaleões, de Truman Capote.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Que livro você é?

Eu descobri que seria "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis. O link para descobrir essa identidade literária está no portal Educar para Crescer do Grupo Abril.
Na seção de testes você responde a uma série de perguntas que no final sugere um livro que tem a sua cara.
Além do título, o programa também tenta definir sua personalidade. Olha o que deu o meu...(Será?):

Ok, você não é exatamente uma pessoa fácil e otimista, mas muita gente te adora. É possível, aliás, que você marque a história de sua família, de seu bairro... Quem sabe até de sua cidade? Afinal, você consegue ser inteligente e perspicaz, mas nem por isso virar as costas para a popularidade - um talento raro. Claro que esse cinismo ácido que você teima em destilar afasta alguns, e os mais jovens nem sempre conseguem entendê-lo. Mas nada que seu carisma natural e dinamismo não compensem.
"Memórias póstumas de Brás Cubas" (1881) é considerado o divisor de águas entre os movimentos Romântico e Realista. Uma das expressões da genialidade de Machado de Assis (e de sua refinada ironia), há décadas tem sido leitura obrigatória na maior parte das escolas e costuma agradar aos alunos adolescentes. Já inspirou filme e peças de teatro. É, portanto, um caso de clássico capaz de conquistar leitores variados. Proezas de Machado.

Quer ver qual livro você é? Faça o teste AQUI e depois me conte...

4 comentários:

Cassandra disse...

Oi Gabriel.

Já que voce quer saber qual livro seria, eis:
""Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis" - só não preciso transcrever o significado...
Coincidência ou não tem outro livro no teste? rsrsrs
Obrigada por ontem.
Beijos.

Regina Carvalho disse...

Olhei teu post e sem fazer o teste, pensei: desaforo do Gabriel! EU é que sou Memórias Póstumas. Mas fui fazer o teste... e também sou Memórias Póstumas, acreditas? Por isso nos entendemos tão bem, esse menino! bj cá da Paraíba (até semana que vem).

Cassandra disse...

Relendo a descrição.... adorável? eu? kkkkk..... resolvi ver qual livro Não Sou...
"Morte e vida severina", de João Cabral de Melo Neto - olha só! um livro de poesia! Tudo bem que versa sobre as injustiças do mundo, e esta não é minha preocupação usual. Acho que fechou mais...
Tenha um ótimo dia!
Beijo.

Gabriel Gómez disse...

Então... Ou é muita casualidade ou estão por aqui porque somos semelhantes... Tanto Cassandra como Regininha (e eu) somos do Brás... (Teremos que morrer e depois contar tudo para saber a verdade...). Mas não deixa de ser uma feliz coincidência...
Já vi outros onde o resultado foi bem diferente...
Aguardaremos por outros títulos...

Obrigado e beijos para as duas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails