ESCRITOS DO GABRIEL

(Tentar que nossas palavras sejam, através de nós ou, quiçá, apesar de nós.
Meus textos, meus rascunhos com erros... )



"Então, um dia comecei a escrever, sem saber que estava me escravizando para o resto da vida a um senhor nobre, mas impiedoso. Quando Deus nos dá um dom, também dá um chicote – e esse chicote se destina exclusivamente à nossa autoflagelação."

Introdução do livro Música para Camaleões, de Truman Capote.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Lendo

Gosta de estar sozinho. Lendo. Lento, muito lentamente. Passa de pagina fechando o livro todo. Passa o tempo. Uma e outra vez, a página. A casa está quase vazia. Na sala, sozinhos, ele e eu. Ele, com sua leitura. Cigarro esquecido, pouca luz, o livro cobre seu rosto. Tanto faz eu estar aqui. Minha presença não lhe importa tanto. Lê apenas. Levanto-me. Não me percebe. Chego quase a seu lado, quase a ler junto. Agora parece ler em voz alta. Respira forte. Não, fala sozinho. Mente que ninguém ouve. Ouço-o sem entender, sem querer. Minto que o entendo. Abro a porta, estou indo. Não sabe, continua lendo. Lê, fala sozinho como se estivesse acompanhado. Não está. Passa de página, o tempo lento; fechou o livro, todo. Apenas uma vez. Para sempre cobre seu rosto. A casa está sozinha, sem antes nem depois. A seguirão sonhando dois homens. 

5 comentários:

Cassandra disse...

Uma vida!
Um pouco de cada um de nós...

Tenha um bom dia!
Beijo.

Gabriel Gómez disse...

Bom dia dona Cassandra! Recuperando leituras? Que bom... Ótima semana e obrigado pelos comentários "cabeça"...
Beijo!

Cassandra disse...

menos....rsrsrs
(estava com saudades... e a vida continua né? Então vamos em frente!)
Beijos.

Anônimo disse...

Sei que muitas vezes não importa o que o escritor escreva e o leitor possa entender. Mas gostaria de saber o verdadeiro sentido do texto (o teu sentido), pois leio uma vez e parece um final, leio outra vez, tudo parece outra coisa... Nem vou colocar aqui o que entendo, já que outros irão entender diferente (ou na verdade está simples e sou eu que complico?)

ítalo puccini disse...

belíssima cena de leitura!

abraços.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails