ESCRITOS DO GABRIEL

(Tentar que nossas palavras sejam, através de nós ou, quiçá, apesar de nós.
Meus textos, meus rascunhos com erros... )



"Então, um dia comecei a escrever, sem saber que estava me escravizando para o resto da vida a um senhor nobre, mas impiedoso. Quando Deus nos dá um dom, também dá um chicote – e esse chicote se destina exclusivamente à nossa autoflagelação."

Introdução do livro Música para Camaleões, de Truman Capote.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Errante

- ...No meu caso muitas vezes penso que digo isto com meus olhos... Que sou ouvida pelos olhos... Ninguém sabe quando faremos uma pequena ou definitiva desaparição...

- Pequenas ou definitivas desaparições? É mágica? Ouvida pelos olhos?

- Sim, não sabe que eles falam? Que dizem muitas coisas que a boca se cala... Ou não sabe como dizer...

- Como quê?

- Que posso não voltar. Que podemos não voltar! Que desaparecemos. Você já viu alguém pela última vez? Não se lembra de como eram seus olhos, seus olhares, como foi toda a cena? Tente lembrar... Se soubesse que era a última vez, e se tivesse prestado mais atenção a isso, saberia que estava se despedindo. De alguma forma os olhos comunicam isso. As pessoas podem não saber, mas seus olhos, sim... E os momentos não voltam... Temos apenas alguns poucos e toda uma vida para arrependermos-nos, ou não, de ter feito a coisa certa.

- Lembro de algumas pessoas, que depois que soube que foi meu último contato com elas, tudo o que fizeram, calaram ou falaram, tomou outro sentido... Outro significado. Não sei se eram os olhos... Mas as palavras ditas naquela vez, agora parecem dizer outra coisa, alguma mensagem oculta... Ou talvez nada. Muitas vezes me arrependi de não ter tido más tempo para elas ou falado outra coisa... Mas ai já é tarde...

- Acredito que ninguém tira de nós nada. Ao contrario, te libertam das coisas para que possamos voar mais leve, mais alto...

(Trecho do diálogo dos personagens da peça de teatro - em construção - "Errante")

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails