ESCRITOS DO GABRIEL

(Tentar que nossas palavras sejam, através de nós ou, quiçá, apesar de nós.
Meus textos, meus rascunhos com erros... )



"Então, um dia comecei a escrever, sem saber que estava me escravizando para o resto da vida a um senhor nobre, mas impiedoso. Quando Deus nos dá um dom, também dá um chicote – e esse chicote se destina exclusivamente à nossa autoflagelação."

Introdução do livro Música para Camaleões, de Truman Capote.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

A poesia em Alcides Buss


“Acredito que a poesia é, de todos os gêneros literários, o que mais exprime a nossa origem e o nosso anseio de humanidade. Acho que a luta diária do ser humano não é apenas uma luta de sobrevivência, conforme escreveu Carl Sagan. Existem outros valores que justificam a existência e a beleza é um deles. A função da beleza torna o ser humano digno de ter um nome, de ocupar um lugar, de existir.
A minha opção pela poesia veio como resposta de meus silêncios interiores. Fiz exercícios com a prosa de ficção. Admiro os bons prosadores. Mas a poesia tem mais a ver comigo, com a minha maneira de estar no mundo. O ficcionista escreve com a cabeça; o poeta escreve com o corpo inteiro. Quando o poeta fala das outras coisas, é como se falasse de si próprio. Assim também acho que meus poemas não me pertencem. Ao contrário, embora esta afirmação possa parecer estranha, eu é que pertenço a eles.”

Trecho do depoimento do poeta Alcides Buss para o livro de Fábio Brüggemann “15 escritores”, Letras Contemporâneas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bela escolha de texto Gabriel.
A poesia, expõe o que de mais íntimo e sincero possamos encontrar no poeta – raramente entendemos, porque o poeta não se apresenta assim.... nu.... porque ao ler nos transportamos.... simplismente sentimos.... e na verdade, deixou de ser o poeta. Sua mensagem perdeu-se enquanto exteriorização de um momento muito particular e por outro lado, abriu as portas da sensação de encontro do leitor consigo mesmo e a beleza do ser.
Um beijo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails