ESCRITOS DO GABRIEL

(Tentar que nossas palavras sejam, através de nós ou, quiçá, apesar de nós.
Meus textos, meus rascunhos com erros... )



"Então, um dia comecei a escrever, sem saber que estava me escravizando para o resto da vida a um senhor nobre, mas impiedoso. Quando Deus nos dá um dom, também dá um chicote – e esse chicote se destina exclusivamente à nossa autoflagelação."

Introdução do livro Música para Camaleões, de Truman Capote.

sábado, 25 de setembro de 2010

Feira do Livro surpreende organizadores

Pausa para um café... Carlos Schroeder, Sandra Vieira, Gabriel Gómez e Moacyr Scliar.

Após a palestra... Ivo Ferrari (Associação dos Escritores do Alto Vale), Moacyr Scliar, Tânia Moratelli (AMAVI), Dianalice Lodi Ribeiro (SESC Rio do Sul), Gabriel Gómez.

Do jornal A Cidade:

As milhares de pessoas que passaram pela Praça Ermembergo Pellizzetti entre os dias 16 e 23 de setembro, em Rio do Sul, puderam respirar cultura. A 1ª Edição da Feira do Livro do Alto Vale do Itajaí foi considerada sucesso absoluto em público e vendas. Segundo estimativa do proprietário da Livraria Ilha Mágica, José Vilmar Silva, cerca de 30 mil obras foram vendidas até quinta-feira (23), pela manhã. Os visitantes puderam encontrar nas estantes livros de todos os gêneros literários, com valores a partir de R$ 1,00. “O sucesso foi tanto, que resolvemos prorrogar a Feira até sábado (25), às 16h”.
De acordo com Ivo Ferrari, presidente da Associação dos Escritores do Alto Vale do Itajaí, “com certeza mais de 8 mil pessoas visitaram a feira nesses sete dias, superando a expectativa da organização”. Ferrari comenta que para a Feira se tornar referência no Estado, deve-se “somar o setor público com o privado, afinal, pouco se consegue quando a cultura é tratada como ilhas”.
O organizador ressalta a importância da população do Alto Vale entender que a sua cultura é forte, nas artes, na literatura, nas danças, no teatro. “Temos muito mais para mostrar do que já foi apresentado”.
O SESC – Rio do Sul foi outro grande parceiro na realização do evento. De acordo com a coordenadora de cultura da entidade, Dianalice Lodi Ribeiro, “contamos com a grande participação do público escolar, bem como o público diversificado nas apresentações dos espetáculos. A Feira foi um sucesso, mesmo com o tempo chuvoso dos últimos dias. Essa mobilização literária é realmente um diferencial importante para fomentar a cultura na região”.
Para Gabriel Fernando Gómez, escritor riossulense, patrono da Feira e homenageado da Associação dos Escritores do Alto Vale do Itajaí “o evento superou nossas expectativas. Com certeza ganhamos muita força para proporcionar um evento literário com maiores proporções em 2011”. A escolha do escritor para ser patrono da 1ª Feira do Livro foi unânime entre os organizadores.
A realização do evento só foi possível graças ao apoio da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI), SESC – Rio do Sul, Edutranec e Associação dos Escritores do Alto Vale do Itajaí. Importantes parceiros, como a Câmara de Vereadores e Fundação Cultural de Rio do Sul proporcionaram a região do Alto Vale, um evento diferente, mostrando que a cultura tem seu espaço, só resta saber explora-lo.
Para a futura nova edição, vendo o sucesso desta primeira aposta literária, diversos novos parceiros já entraram em contato com os organizadores para confirmar sua presença.

Um comentário:

ítalo puccini disse...

gabriel,
muito legal todo esse seu reconhecimento literário.
parabéns!

venha ao um-sentir e veja o que vc já leu da imagem que lá está :)

grande abraço!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails