ESCRITOS DO GABRIEL

(Tentar que nossas palavras sejam, através de nós ou, quiçá, apesar de nós.
Meus textos, meus rascunhos com erros... )



"Então, um dia comecei a escrever, sem saber que estava me escravizando para o resto da vida a um senhor nobre, mas impiedoso. Quando Deus nos dá um dom, também dá um chicote – e esse chicote se destina exclusivamente à nossa autoflagelação."

Introdução do livro Música para Camaleões, de Truman Capote.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Jornalismo e literatura

"Acredito que um homem deva seguir a sua natureza. Ele até pode fazer outra “coisa” para se manter vivo desde que não perca de vista o objetivo que tem em mente. Mas que não se demore, pois isso poderá gerar um comodismo e até fazê-lo abandonar o projeto inicial.
Estou pensando num conhecido advogado que prometeu, na época de faculdade ainda, para outros dois colegas (que pretendiam ser escritores) que primeiro ganharia muito dinheiro e depois iria escrever... Já se passaram quase 50 anos e, de fato, o cara ganhou muito dinheiro (e continua ganhando), só falta a outra parte da promessa...
Literatura não é como andar de bicicleta, que você aprende e não esquece mais...
De outra parte, lembrei de uma entrevista dada por Ernest Hemingway para The Paris Review (num café de Madri, 1954) e, indagado se o jornalismo era importante para a formação de um escritor, não titubeou em afirmar “... O trabalho de um jornal não prejudica um jovem escritor e poderá mesmo ajudá-lo, se ele sair a tempo...”. "
(Leia o texto completo AQUI)

Trecho do texto "Jack London - Parte do aprendizado", do escritor Olsen Jr. (foto). Ele me fez lembrar uma velha conversa que tive com alguns dos jornalistas recentemente formados que trabalharam no meu jornal... "Se continua tudo assim, os escritores terão que fazer as entrevistas a tantos jornalistas que pretendem seguir a mesma profissão...", brinquei.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails