ESCRITOS DO GABRIEL

(Tentar que nossas palavras sejam, através de nós ou, quiçá, apesar de nós.
Meus textos, meus rascunhos com erros... )



"Então, um dia comecei a escrever, sem saber que estava me escravizando para o resto da vida a um senhor nobre, mas impiedoso. Quando Deus nos dá um dom, também dá um chicote – e esse chicote se destina exclusivamente à nossa autoflagelação."

Introdução do livro Música para Camaleões, de Truman Capote.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Adeus à metáfora do livro

- Se o senhor fosse fazer uma redação sobre o melhor lugar do mundo, que lugar o senhor descreveria?

- Uma biblioteca.


Pergunta e resposta final da entrevista de "Verso e Prosa", a José Mindlin, bibliógrafo e integrante da ABL (Academia Brasileira de Letras), que faleceu neste domingo aos 95 anos.

Nossa pequena homenagem a um dos maiores colecionadores e amante de livros do Brasil .

4 comentários:

Regina Carvalho disse...

Nas bibliotecas não há um mundo só,mas infinitos... Lindo, né?
Agora posso dizer que estou mesmo de volta: voltei a visitar os amigos!
bj

Gabriel Gómez disse...

A conhecida biblioteca de Babel: Eu que imaginei o paraíso na forma de biblioteca...
Mesmo longe ou perto, continuas perto... Acompanhei tua viagem e volta... Uma odisséia atual.
Beijo!
(Depois vejo como faço para alcançar-te aquele presentinho... Ainda bem que não tem data de validade...)

ítalo puccini disse...

pois é, gabriel, bonita homenagem ao "homi".

e olhe que no domingo mesmo, ontem, eu li um livro lindíssimo dele, "uma vida entre livros", em que ele discorre sobre como foi construir a biblioteca que ele construiu. sobre o que a leitura lhe significava...

uma perda e tanto.
mas viveu bastante, ô :)

grande abraço!

Gabriel Gómez disse...

Concordo. Li seu último livro, do amor aos livros, de uma sentada só. Contagiante sua paixão!
Abraço e obrigado pelos comentários...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails