ESCRITOS DO GABRIEL

(Tentar que nossas palavras sejam, através de nós ou, quiçá, apesar de nós.
Meus textos, meus rascunhos com erros... )



"Então, um dia comecei a escrever, sem saber que estava me escravizando para o resto da vida a um senhor nobre, mas impiedoso. Quando Deus nos dá um dom, também dá um chicote – e esse chicote se destina exclusivamente à nossa autoflagelação."

Introdução do livro Música para Camaleões, de Truman Capote.

domingo, 4 de abril de 2010

Lançamento "Cerimônias do Silêncio"



Lançamento de coleção de poesias em Florianópolis agita quinta-feira

Na próxima quinta-feira, dia 8 de abril, entre 18h e 20h, a livraria Livros & Livros do centro de Florianópolis recebe um evento inusitado: o lançamento da Câmera-verso - Coleção de poesias, com uma programação para lá de diferente. O lançamento do primeiro livro da coleção, “Cerimônias do silêncio” (72 páginas), do poeta argentino Gabriel Gómez, será acompanhado da distribuição gratuita de livros da Design Editora e a Livraria Livros & Livros terá títulos de poesia com até 70% de desconto.

A parceria entre a Design Editora e a Livros & Livros quer trazer à tona a discussão do fazer poesia, em todas as suas etapas. Serão duas horas de pura poesia, e quem aparecer na livraria, além de pegar seu exemplar autografado, poderá bater um papo com Gabriel Gómez, argentino radicado no Brasil, e um dos maiores colecionadores e pesquisadores do escritor Jorge Luis Borges, tema que permeou seus dois primeiros livros: “A culpa é do livro” e “Borges e outras ficções”.

Para o editor executivo da Design Editora, o também escritor Carlos Henrique Schroeder, “o debute do Gabriel na poesia não poderia ser melhor, tem a complexidade de uma veterano e o vigor de um estreante, com uma poesia madura, marcada pelas elipses”.

Os poetas Rubens da Cunha e Fernando José Karl, assinam, respectivamente, orelhas e contra-capa do livro.

Este é um livro sobre silêncios e as diferentes formas de transcrevê-lo; desde o mais mudo e transparente até aquele contido pelo poema. De tanto lapidar a palavra e seu combate oculto, ele é o espelho do que me deixo fazer, do que me deixo dizer... Desejava um silêncio perfeito, por isso escrevo.”.
O autor não esconde o orgulho de ter sido escolhido para iniciar a Coleção: “fiquei muito feliz quando o Carlos me ligou, certa tarde, com a novidade, feliz mesmo”.
A Livros & Livros está localizada na rua Jerônimo Coelho, 215, centro, próxima ao BESC central, e mais informações podem ser obtidas pelo atendimento@designeditora.com.br .


Opiniões sobre a obra:

O tom da escrita de Gabriel Gómez é minimalista, quase um sussurro, uns cantares à meia-luz...” Escreve o poeta e colunista do Jornal A NOTÍCIA, Rubens da Cunha “Os poemas abordam a poesia, o amor, a existência, a morte e as suas cerimônias misteriosas e naturais com o silêncio. Trata-se daquela poesia que transita entre a delicadeza e o corte, mas que também revela a delicadeza do corte, a precisão aguda da palavra poética. Ao ler esse livro, o leitor se torna mais que um leitor: torna-se um partícipe dessa cerimônia...”.
A contra-capa foi realizada pelo escritor e ganhador por duas vezes do prêmio Cruz e Souza, o maior galardão da literatura catarinense, Fernando José Karl, que já no primeiro parágrafo, afirma: “Cada poema deste livro, pra lá de singular, denuncia que a alta árvore no ouvido cresce silenciosa. E que, por este motivo, para escutá-la, é preciso calar profundamente... Neste “Cerimônias do silêncio”, de Gabriel Gómez, a poesia é uma “linguaviagem”, sempre em direção a outro tempo e a outro lugar...”.
Em Rio do Sul será no dia 12 de maio, quarta-feira, na Fundação Cultural.

Obs: Gostaria de encontrar-me com tanta gente de Florianópolis e demais cidades (que só conheço por acompanhar os Blogs ou ter lido seu livro...) que seria injusto citar apenas alguns... Parte desta lista do convite fica a cargo da querida amiga Regina Carvalho... Viu, regininha?

4 comentários:

Camila Fortunato disse...

Pena não poder ir pra te dar um abraço, Gabriel. Mas deixo meus parabéns aqui. E vou querer o livro. :)
Te mando um e-mail...
Beijo

Gabriel Gómez disse...

Pena mesmo... queria estar com todos... Abraço, beijo e obrigado...

ítalo puccini disse...

gabriel, tenho aula do mestrado, na ufsc, na quinta. se eu conseguir jeito de voltar à noite pra xarraguá, ou de ficar em algum lugar na quinta, pra voltar sexta cedinho pra cá, estarei no lançamento, certamente!

grande abraço,
e muitos parabéns a ti.

Regina Carvalho disse...

Mas vocês são muito bobos! É claro que irei,não perderia jamais.E Italo: ficas aqui,seu!
beijão.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails