ESCRITOS DO GABRIEL

(Tentar que nossas palavras sejam, através de nós ou, quiçá, apesar de nós.
Meus textos, meus rascunhos com erros... )



"Então, um dia comecei a escrever, sem saber que estava me escravizando para o resto da vida a um senhor nobre, mas impiedoso. Quando Deus nos dá um dom, também dá um chicote – e esse chicote se destina exclusivamente à nossa autoflagelação."

Introdução do livro Música para Camaleões, de Truman Capote.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Cartas e diários (6)

A “Carta de um leão para outro” é na verdade uma letra de música do compositor argentino Chico Novarro. Gravada em 1983 por Juan Carlos Baglietto, ainda que seja uma missiva ficcional poética, não é difícil se colocar na pele dos autores da “correspondência” (um leão está no circo, o outro, no zoológico) e até no papel que cabe a cada um de nós...:
“Desculpe, meu irmão, se eu te disser/ que não tive prazer de escrever/ Não sei se é o encerramento,/ não sei se é a comida/ ou o tempo que já levo nesta vida.// A verdade é que o zoológico deprime/ e o mal não se redime sem carinho/ Se não fosse pelas crianças,/ que trazem alegria,/ seria mais amargo, ainda.// Você irá melhor, espero,/ viajando pelo mundo inteiro/ Ainda que o domador, segundo contas,/ força-te a trabalhar mais que da conta.// Você tem que entender, irmão,/ que o amo tem de vilão:/ ao não poder mandar a quem quiser,/ descarrega seu poder sobre as feras.// Muitos humanos/ são importantes,/ cadeira na frente,/ chicote nas mãos.// Mas de volta a mim, nada tem mudado,/ aqui, desde que fomos separados./ Há algo, porém, que percebo na gente,/ parece que olha diferente.// Seus olhos têm perdido algum brilho/ como se eles fossem os cativos./ Eu sei o que lhe digo,/ aposte o que quiser,/ lá fora, tem milhares de problemas.// Caímos na selva, irmão/ e olha que piedosas mãos/ seu ar está viciado de fumaça e morte/ e quem antecipar/ pode sua sorte?.// Voltar para a natureza/ seria a sua maior riqueza./ Lá poderão amar-se livremente/ e não há nenhum zoológico de gente.// Tome cuidado, irmão,/ Eu não sei quando,/ mas esse dia,/ está chegando.”



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails