ESCRITOS DO GABRIEL

(Tentar que nossas palavras sejam, através de nós ou, quiçá, apesar de nós.
Meus textos, meus rascunhos com erros... )



"Então, um dia comecei a escrever, sem saber que estava me escravizando para o resto da vida a um senhor nobre, mas impiedoso. Quando Deus nos dá um dom, também dá um chicote – e esse chicote se destina exclusivamente à nossa autoflagelação."

Introdução do livro Música para Camaleões, de Truman Capote.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Cartas e diários (7)

Durante mais de meio século, o escritor Adolfo Bioy Casares (1914-1999) escreveu metódicas notas e apontamentos sobre sua amizade com Jorge Luis Borges (1899-1986). Inúmeros deles começam com a frase “come em casa, Borges”, comprovando seu relacionamento cotidiano e familiar. O diário, recentemente publicado no livro “Borges”, com 1.663 páginas, contém intimidades, críticas literárias, passagens cotidianas, coisas importantes e até banais: escritores, férias, festas, amigos, mulheres, ironias, traduções e colaborações.
Nas páginas finais, tenta definir, talvez entender, a relação do seu amigo com sua secretária, ex-aluna, mulher e atual herdeira de todos seus direitos autorais, María Kodama (com certa raiva de ter convencido e levado seu amigo a morrer em Genebra): “Viajou para mostrar-se independente e, de passo, para não contrariar a María.” E ainda recrimina: “Na realidade, María é uma mulher de estranha idiossincrasia: acusava Borges por qualquer motivo; castigava-o com silêncios (lembrar que Borges estava cego); trancava-o (punha-se furiosa ante a devoção dos admiradores); se impacientava com sua lentidão. Para os demais, María era uma pessoa de tradições distintas das suas. Borges uma vez me disse: 'Não se pode casar com alguém que não sabe o que é um poncho ou o que é o doce de leite.' No lugar do poncho e do doce de leite, podemos colocar uma infinidade de outras coisas que jamais compartilharam Borges e María.”

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails