ESCRITOS DO GABRIEL

(Tentar que nossas palavras sejam, através de nós ou, quiçá, apesar de nós.
Meus textos, meus rascunhos com erros... )



"Então, um dia comecei a escrever, sem saber que estava me escravizando para o resto da vida a um senhor nobre, mas impiedoso. Quando Deus nos dá um dom, também dá um chicote – e esse chicote se destina exclusivamente à nossa autoflagelação."

Introdução do livro Música para Camaleões, de Truman Capote.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Poemas dos outros (19)

"Estudo"

"O leite coalhado limpa o organismo do homem; dentro dele, alarga sua vida. Os maiores arcanos sabem estar a nosso redor; também algumas maravilhas; o costume dispensa a consciência, olhamos sem ver e, o que é pior, acreditando que nada resta por ver e vamos ao que é remoto, menos inalcançável que o imediato, a procura de esfinges e de maravilhas. O elixir da longa vida, de alguns contos e de algumas falhas de nossa desesperança, é por todos conhecido: O LEITE COALHADO, alimento de Matusalém."


(Primeiro parágrafo do folheto para a propaganda “O leite coalhado” que os escritores Jorge Luis Borges e Adolfo Bioy Casares escreveram em 1936 por encargo da empresa de laticínios “La Martona”, propriedade de um tio de Bioy. Inventaram uma família búlgara para argumentar o “Estudo Dietético Sobre os Leites Ácidos” e a coalhada, além de apresentar casos e dados apócrifos com tiradas repentinas. No suposto discurso científico, empregam absurdas e hipotéticas citações de autoridades, receitas e até frases bíblicas. Nascia assim uma grande parceria para a ficção...).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails