ESCRITOS DO GABRIEL

(Tentar que nossas palavras sejam, através de nós ou, quiçá, apesar de nós.
Meus textos, meus rascunhos com erros... )



"Então, um dia comecei a escrever, sem saber que estava me escravizando para o resto da vida a um senhor nobre, mas impiedoso. Quando Deus nos dá um dom, também dá um chicote – e esse chicote se destina exclusivamente à nossa autoflagelação."

Introdução do livro Música para Camaleões, de Truman Capote.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Os livros de Cortazar

A exposição virtual “Os livros de Cortazar” (em espanhol) é um importante instrumento de pesquisa dedicado ao mundo literário do escritor argentino Julio Cortazar. Nele, além de transitar pela biblioteca do escritor, se conhece também um pouco do seu universo como leitor.
Em 1993, Aurora Bernárdez, viúva e herdeira universal da sua obra, fez a doação à Fundação Juan March, da biblioteca pessoal, com mais de quatro mil volumes, alguns com dedicatórias e anotações, que estavam em sua casa de Paris.
A biblioteca possui diversos exemplares de arte, poesia, literatura do século XX, clássicos e edições antigas, e está dividida em cinco categorias: Livros assinados, dedicados, com anotações, com objetos e formatos curiosos. Poderão encontrar-se livros dedicados por Alejandra Pizarnik, Pablo Neruda, Italo Calvino, entre muitos outros autores que tiveram oportunidade de se relacionar com o escritor.
O passeio virtual pode ser feito na página do Centro Cervantes, AQUI.

2 comentários:

Diego Mascate disse...

Olá!
Vi que você lê muito Alejandra Pizarnki.
Como você conseguiu ter acesso a esse material?
meu email: diegoleigo@gmail.com

Abraços!

Gabriel Gómez disse...

Diego... Tenho toda a obra dela... Até seus diários que comprei da editora em espanha... Em Argentina quase não existe material, mas você pode procurar e achar sua poesia e prosa compelta... visitei seu antigo apartamento e acredito que ainda não tem o destaque que merece. Entre em contato comigo no e-mail para mais dados... Abraço e obrigado.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails