ESCRITOS DO GABRIEL

(Tentar que nossas palavras sejam, através de nós ou, quiçá, apesar de nós.
Meus textos, meus rascunhos com erros... )



"Então, um dia comecei a escrever, sem saber que estava me escravizando para o resto da vida a um senhor nobre, mas impiedoso. Quando Deus nos dá um dom, também dá um chicote – e esse chicote se destina exclusivamente à nossa autoflagelação."

Introdução do livro Música para Camaleões, de Truman Capote.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O café Tortoni


O Café Tortoni foi, sem dúvida, um dos mais tradicionais e principais pontos de encontro de intelectuais e políticos de Buenos Aires.
Sua fachada de três andares, na clássica rua Avenida de Maio 829, é toda de ferro e vidro, com varandas em estilo francês. No primeiro andar funciona a Academia Nacional de Tango.
O café fica no térreo. É amplo e tem as paredes recheadas de quase cem quadros e gravuras. Ainda no térreo, estão também um salão de bilhar e um de shows. No subsolo funciona uma bodega onde há concertos de tango, de jazz e rock (já fui a vários...).
Ao redor das mesas do Tortoni já se sentaram (suas paredes ilustram isto...) o cantor Carlos Gardel, os escritores Federico Garcia Lorca e Jorge Luis Borges, o filósofo Ortega y Gasset, o pintor argentino Xul Solar, a escritora Alfonsina Storni e Roberto Artl, quem leu aqui, por primeira vez, um conto em público; além de diversos autores de tango e outras tantas personalidades veiculadas a cultura Argentina.
Seu nome é uma homenagem ao estabelecimento celebre situado desde 1798 no parisiense Boulevard des Italiens. Um francês de sobrenome Touan quis homenageá-lo e abriu o Tortoni portenho. Em 1884 começou a construir-se a Avenida de Maio e o café escolheu ficar nesta rua sua frente principal, já que antigamente era pela avenida Rivadavia, onde agora é sua porta traseira.
Como o Tortoni integra o circuito turístico de Buenos Aires, é visitado constantemente por estrangeiros e argentinos atraídos pela sua tradição, sem prejuízo de continuar aberto como mero e elegante bar de mesas e poltronas rodeadas de colunas de capitéis jônicos.
O Tortoni é uma celebridade entre os cafés do mundo, e seu abundante anedotário gerou tantas outras, que existem livros dedicados a estas inúmeras histórias e personagens.
Sem duvida, forma parte do mais puro património afetivo da cidade.
Não deixe de visitar...

8 comentários:

. ro disse...

Gabriel, me alegra haber leído tu comentario! Cómo me gustaría ser periodista y escritora!; mis escritos son sólo cosas que necesito expresar de alguna forma y la escritura es la que más me gusta.
También me gustaría saber portugués, así leería más fácilmente lo que publicás en tu blog.
Te invito a seguirme si lo deseas.
Saludos desde Argentina.

. ro disse...

Gabriel, me alegra haber leído tu comentario. Quisiera saber portugués, así entendería mejor lo que publicás, que creo que debe ser interesante. Muy lindas profesiones las tuyas.
Te invito a seguir mi blog si lo deseas.
Saludos desde Argentina.

Gabriel Gómez disse...

Rocio... Seas Bienvenida a mis escritos! Para facilitar a lectura de mis textos, hay una herramienta que se presenta encima, cada vez a vemos una página en otro idioma, es solo clicar donde dice traducir... La ivitación es mutua, o sea, vamos a seguirnos (y perdernos) en los silencios de cada palabra...
Otro desde Brasil.

Regina Carvalho disse...

AMEI!
E ainda penso nos morangos com creme, hehehe...
bj

Gabriel Gómez disse...

Com tantas novidades gastronômicas onde você está agora, pensar no clássico morangos com creme, só por ser o Tortoni mesmo...
Beijo e boas e refrescantes férias!

Cassandra disse...

Está no nosso roteiro? rsrsrs

Gabriel Gómez disse...

Sim!
Apenas um detalhe... Tomara que não tenha a costumeira fila de turistas na porta... Um simples café pode demorar mais lá fora que dentro... Bj.

Cassandra disse...

Mesmo assim parece que vale a pena!
Beijo e até amanhã.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails