ESCRITOS DO GABRIEL

(Tentar que nossas palavras sejam, através de nós ou, quiçá, apesar de nós.
Meus textos, meus rascunhos com erros... )



"Então, um dia comecei a escrever, sem saber que estava me escravizando para o resto da vida a um senhor nobre, mas impiedoso. Quando Deus nos dá um dom, também dá um chicote – e esse chicote se destina exclusivamente à nossa autoflagelação."

Introdução do livro Música para Camaleões, de Truman Capote.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Xul Solar


Em janeiro volto a Buenos Aires, e desta vez, agendei uma visita ao museio de Xul Solar, no bairro de Palermo. Sua antiga casa é hoje o museu do artista. Estou lendo o livro sobre a vida e obra deste particular nome das "artes" argentinas ("Xul Solar, pintor del mistério" - Álvaro Abós), e é muito difícil descrever todas suas atividades... O artista inventou uma linguagem original que funde o código literário e o pictórico. Xul Solar (Oscar Alejandro Augustín Schulz Solari - 1887-1963) era pintor, astrólogo, músico, escritor, poeta, matemático, inventor, filologista (inventou a panlengua), amigo do Borges (este realmente foi um dos poucos que o escritor admirou), estudioso de religiões (criou uma que misturou até com o jogo de xadrez...) e culturas diversificadas como o I ching e a Cabala.
Sua linguagem original que ainda não havia sido decodificada e foi objeto de tese de doutorado na Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (EHESS), em Paris, é ao mesmo tempo escrituras e pinturas, sendo uma forma de expressão totalmente inovadora na tradição pictórica que incorporou a palavra como um dos elementos da composição plástica.
Neste ano (junho), visitei junto a escritora, professora (e amiga) Regina Carvalho, um tributo itinerante, que passou também por Florianópolis, no Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, com algumas obras de diversos artistas em sua homenagem.
Sem dúvida, sua arte, seu génio e sua inesgotável iluminação de vanguarda, fizeram escola, e na época, não alcançou o sucesso que merecia.
Visite o museio AQUI.

2 comentários:

ade disse...

- Hola Gabriel, que lindo que hayas pasado por "la luna".
Sabias que Borges paseo y amaba Adrogué? A veces cuando camino por las callecitas de mi barrio pienso: " por aqui anduvo "el maestro".
Y de Xul Solar, que queres que diga? sigue siendo "Un grande". Besos, sobes. Ade

Gabriel Gómez disse...

Hola Ade... que bueno que tambien pasaste por aqui... Lo de Borges y Adrogué es un amor conocido, junto a él y su família de vacaciones en el antiguo, y ya demolido, Hotel las Delicias... Y de Xul, que ahora está teniendo un poco el reconocimiento que no tuvo en vida... En enero voy para Bs As y me saco las ganas de conocer su museo... Estoy feliz con tu visita... La página continua de puertas abiertas.
Otro beso y gracias!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails