ESCRITOS DO GABRIEL

(Tentar que nossas palavras sejam, através de nós ou, quiçá, apesar de nós.
Meus textos, meus rascunhos com erros... )



"Então, um dia comecei a escrever, sem saber que estava me escravizando para o resto da vida a um senhor nobre, mas impiedoso. Quando Deus nos dá um dom, também dá um chicote – e esse chicote se destina exclusivamente à nossa autoflagelação."

Introdução do livro Música para Camaleões, de Truman Capote.

sábado, 10 de outubro de 2009

Corpo, limites, beiras (1)

A beira é a medida. Quando chegamos ao contorno, temos que parar ou extravasar, recuar ou persistir, cessar ou prosseguir. Dar-lhe fuga. A beira nos faz suicidas. Construímos bordas querendo aprisionar o conteúdo.
Temos medo e colocamos limites. Modificamos margens procurando por mais espaço. Em tese, o espaço é sempre o mesmo, o que buscamos é que seja nosso, possuí-lo, invadir, ampliar territórios conquistados. Agir em torno, explorar. Alongar paredes levantadas.
Alguns têm fobia às beiradas, mas se acostumam. Muitas não fecham, não coincidem. Nossos limites parecem diferentes. Que parte oculta revela sua
geografia? Que espaço ocupa perante outros corpos? Corpo, embrulho, pequeno maço da alma. Demoramos a medir-nos e, assim, desconhecemos quanto avançamos ou retrocedemos. E perdemos a marca da bainha das extremidades. O quanto está perto ou longe da margem. À beira de nós mesmos. Formas, curvas, ângulos que desenham rasgos de identidade. Extrapolando-o com barrigas, cabelos e unhas que superam nossos próprios alcances. Quem corta as unhas se desfolha. Elas crescem e extravasam, prolongando-nos. Unhas que formam vírgulas ou luas no seu estado crescente, e parecem encaixar-se nas abrangências. Vírgulas e luas cortadas, engolidas ou cuspidas boca fora. Que não param nem quando morremos, iludindo a própria vida. Nossas cinzas se expandem no ar, invadindo alcances figurativos, criando novos contornos. E o invisível se mostra. Não temos apenas limites e, sim, portas. Finas capas de incertezas.

Do livro Borges e outras ficções

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails