ESCRITOS DO GABRIEL

(Tentar que nossas palavras sejam, através de nós ou, quiçá, apesar de nós.
Meus textos, meus rascunhos com erros... )



"Então, um dia comecei a escrever, sem saber que estava me escravizando para o resto da vida a um senhor nobre, mas impiedoso. Quando Deus nos dá um dom, também dá um chicote – e esse chicote se destina exclusivamente à nossa autoflagelação."

Introdução do livro Música para Camaleões, de Truman Capote.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Livros... livros...

"As pesquisas na internet muitas vezes o conduziam a uma mal resolvida experiência de se internar no caos. Definitivamente era de outra época e não aspirava a isso. Estava cansado de suas constantes dores nas costas, de erros literários dos inúmeros livros impressos on line e – porque a tela colorida definitivamente não era comparável ao livro – da falta das inúmeras sensações que lhe proporcionavam, ao tocar com seus sentidos cada obra. Depreciativamente considerava que a biblioteca virtual não passava de uma fotocopiadora universal de textos, imagens e sons.
A rede tinha transformado as bibliotecas numa sinfonia de vários movimentos que vão desenvolvendo as informações disponibilizadas no mundo, mas sem cheiro de livro, sem a
textura das páginas, sem as dobras trazidas pelo tempo. Para ele, nada substituía a visita a uma biblioteca. Ela era o símbolo da fugacidade das suas certezas e algumas mal curadas crises de claustrofobia. Aquilo que o dicionário definia como “Impressão produzida no olfato pelas partículas odoríferas emanadas dos corpos voláteis ou dissolvidos”, parecia-lhe insuficiente no seu conceito aplicado ao livro.
Ficou espantado com a notícia de que pesquisadores da Universidade de Cambridge tinham descoberto um novo método para prevenir a deterioração de livros antigos. Demonstraram que, no momento que começam a se decompor, emitem uma complexa mistura de componentes orgânicos – entre eles, ácidos voláteis –, que produzem um cheiro característico. Tomam amostras do ar em diversas áreas da biblioteca, com o propósito de determinar as que têm alto conteúdo de ácido, o que indicaria que naquele local existem volumes em decomposição.
O cheiro dos mais antigos era seu bálsamo preferido. Um simples aroma de livro no ar era capaz de trazer de volta uma carga emocional semelhante a seu desespero por possuí-lo. Mas detestava os arrumados, quase formatados. Gostava deles marcados, de preferência surrados de tão lidos, usados, para assim lê-los pelos olhos de muitos, mas com uma liberdade escondida só dele."


Trecho do conto "Sombras dos personagens", do "A culpa é do livro".

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails